IDADE MÉDIA OU IDADE DAS TREVAS ???
Salve marujos e marinheiras! Vamos iniciar nossa navegação por novos mares da História, iniciaremos nossa jornada de investigação para buscar compreender o que aconteceu na Europa após a queda do Império Romano ocidental. Um novo período da história se inicia, a Idade média.1ª ESTAÇÃO:
A proposta desta atividade é investigar a origem da comparação do período medieval com uma Idade das Trevas. Nós iremos realizar uma leitura que busque respostas que nos ajudem a entender se a Idade média foi realmente um período de trevas para história do ser humano.
ORIENTAÇÕES:
1. Acessar o site http://escolakids.uol.com.br/a-idade-media-era-a-idade-das-trevas.htm
2. Produzir um pequeno texto que encontre respostas para seguintes questões:
- Por que os iluministas passar a chamar este período da história de Idade média?
- Por que durante o Renascimento os estudiosos passaram a chamar a Idade média de Idade das Trevas?
- Por que segundo alguns historiadores a Idade média não pode ser considerada um período de trevas ?
2ª ESTAÇÃO
Nesta atividade vocês irão assistir a um vídeo para descobrirem:
1.O que aconteceu com o Império Romano Ocidental após as invasões germânicas?
2.Quem eram os donos dos castelos medievais? Por que eles começaram a aumentar em quantidade?
3.O que eram os feudos ?
4.Quais eram as classes sociais que formavam a sociedade medieval?
3ª ESTAÇÂO
Nesta atividade vocês irão realizar a análise de uma imagem medieval que representa um momento muito importante para as relações entre nobres durante a idade média.
ORIENTAÇÃO: Nesta atividade você irá precisar consultar o texto em seu livro na página 31 e 32 para descobrir o que esta acontecendo na situação apresentada na imagem.
4ª ESTAÇÃO:
PROPOSTA DE ATIVIDADE: Elabore uma pequena história em quadrinho ou desenho com os seguintes temas:
1. Como estava dividida a sociedade medieval? Qual era a função de cada classe social dentro desta sociedade?
2. Explique como era a relação entre os senhores feudais e os camponeses.
Critérios para produção:
- O desenho deve possuir legenda.
- Deve estar colorido ou contornado em caneta preta.
- Deve conseguir atender aos objetivos das questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário